segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Fundamentalismo Religioso e os Eventos Finais

      Há algum tempo o Papa pediu o fim do fundamentalismo a judeus, cristãos e mulçumanos. Reportagem esta que pode ser lida aqui . O fundamentalismo religioso tem sido destacado nos meios de comunicação, em especial quando aumenta a escalada de violência no Oriente Médio. As grandes lideranças do mundo estão percebendo o fator 'Religião' como preponderante para a obtenção da paz em várias partes do mundo.
      A Wikipédia define 'fundamentalismo' da seguinte forma: "Fundamentalismo é um movimento que objetiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais (ou vigentes na fundação) da religião. Especificamente, refere-se a qualquer enclave religioso que intencionalmente resista a identificação com o grupo religioso maior do qual diverge quanto aos princípios fundamentais dos quais imputa ao grupo religioso maior ter-se desviado ou corrompido pela adoção de princípios alternativos hostis ou contraditórios à identidade original." Ainda segundo a Wikipédia  o uso do termo 'fundamentalista' aplicado aos cristãos surgiram no início do século XX, com o protestantismo dos Estados Unidos, em especial com a publicação do livro Os Fundamentos. 

     Dentro desta conceituação os fundamentalistas são aqueles que divergem de um grupo majoritário, se apegando a um fundamento, no caso do Cristianismo a Bíblia, de forma  peculiar e distintiva. Contudo o radicalismo ou ultraconservadorismo proveniente dos chamados 'fundamentalistas' é nocivo à sociedade em função da intolerância religiosa ligada a atos de violência e discriminação. O que qualifica estes grupos  não é o fato de professarem uma verdade que se distingue das demais religiões, mas o propósito de suscitar violência. Por outro lado a elite intelectual dominante vê com maus olhos aqueles que  mantém uma visão do mundo centrada na fé e em valores religiosos. O secularismo está permeando todos os setores da sociedade, inclusive as igrejas cristãs, influenciando o modo de interpretar a Bíblia e sua aplicação prática. Assim uma grande parte destas igrejas já contempla uma visão alegórica da Bíblia, seguindo de fato a ética e os valores sociais vigentes.

     Minha conclusão é de que futuramente todos os que vierem a ser taxados de fundamentalistas por uma nova ordem mundial de governo, sofrerão sanções, podendo perder o direito à cidadania e a todos os direitos a ela concernentes. Não se distinguirá o real propósito de cada grupo que venha a ser considerado fundamentalista. Em outras palavras, todos serão colocados no mesmo caldeirão.  Aí se cumprirá parte de Apocalipse 13, ou seja, a perseguição aos que não receberem o sinal da besta nem adorarem a sua imagem. Acredito que não estamos vivendo muito longe disto. O mundo já se prepara para viver esta ideologia massificadora. Dia a dia vemos posturas e atitudes governamentais sendo tomadas em nome da coletividade, mas que na verdade tem o propósito de contemplar ou promover uma determinada ideologia ou política.  

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário