quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Significado do 666

            O número da besta é a sequência do número 6 três vezes.  Antes de falarmos do número 6 vamos falar do número 7. Este é chamado de número da perfeição e também da preferência divina. São 7  dias na semana, 7 são as cores do arco íris, 7 são as notas musicais . É o número que mais aparece na Bíblia indicando completude: 7 igrejas, 7 pragas, 7 trombetas,  7 selos, entre outros setes.

              Já o 6 é o número predileto do paganismo. Os babilônicos foram pioneiros na prática da astrologia, misticismo e várias formas de adoração animista. Estudavam os astros com fins religiosos. Seus precursores, os construtores da Torre de Babel,  queriam aproximar-se dos astros. Os babilônios se destacaram na utilização do número 6 ou de seus múltiplos. Criaram os signos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses e o dia em 12 horas, e a hora em 60 minutos.   Dividiram o círculo em 360 graus. O número 6 para eles era o  número da perfeição.  Nabucodonozor, rei de Babilônia, construiu uma grande estátua para ser adorada, medindo: 60 côvados de altura e 6 de largura (Dan. 3.1).

Na Bíblia o "666" aparece como número da Besta ou do Anticristo. 
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número de um homem. O seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apocalipse 13:18

               Portanto este número caracteriza um poder que se opõe a Deus através de uma adoração falsa, assim como o paganismo propõe uma adoração e uma espiritualidade falsas. Sobre a grande meretriz de que fala Apoc. 17, o texto começa dizendo que esta tem escrito em sua fronte a palavra "mistério".  Mistério proveniente do misticismo e ocultismo que tem se perpetuado não só através das vertentes do paganismo, mas também no cristianismo apostatado. Sabemos que a partir de certa época da história cristã, muitas doutrinas foram mudadas, e a igreja foi paganizada. Algumas coisas que entraram no seio do cristianismo foram: o domingo, o dia do sol, como dia de guarda em lugar do sábado; o uso de imagens de esculturas; crença na imortalidade da alma, entre outras coisas. Portanto, o poder que maculou o cristianismo tem a ver com o  anticristo, já que houve outras atuações deste na história. 

             O número 6 é quase o 7, se aproxima mas não atinge a perfeição. A adoração proposta por Satanás parece quase perfeita. Tem alguma similaridade com a verdadeira mas não a iguala. Quase sempre o falso tem elementos de verdade e o inimigo de Deus sabe que a melhor estratégia para introduzir o erro é misturando-o com a verdade. Quase chegar lá não interessa para Deus. Caim ofereceu um sacrifício aparentemente agradável e bom aos olhos humanos, mas não era o que Deus havia ordenado. Os sacerdotes Nadabe e Abiú quiseram levar para dentro do Santuário um fogo que não era sagrado e Deus reagiu negativamente a esta atitude. Qualquer coisa para Deus não serve, o profano não pode ser tomado pelo  sagrado.

             Neste raciocínio, o "666" representa o cúmulo de toda a adoração falsa que se produziu no decorrer das eras. O Armagedom é o conflito final entre dois sistemas, o que defende a verdadeira adoração e o que defende a falsa. O anticristo é o que liderará o sistema da falsidade, da adoração errônea que traz o afastamento de Deus. O estudo da história e da Bíblia, a palavra de Deus, nos revela que este poder já está em atuação há séculos e há de se fortalecer ainda mais para o final do grande conflito. 

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário