terça-feira, 9 de agosto de 2011

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE

Estamos contemplando mais um cenário de crise econômica. Não é a primeira, portanto tudo indica que esta irá passar e outras virão no futuro. No entanto há uma preocupação latente na mente de cada economista: e se esta crise provém da insutentabilidade do capitalismo?

Todos sabemos que o capitalismo está arraigado no fundamento da expanção da atividade econômica. Sempre se aposta que as empresas terão mais lucro por que aumentará sua produção em virtude do consumo crescente, atraindo assim novos investimentos e assim mais lucro. O mercado de ações tem neste ciclo vicioso suas esperanças arraigadas. Se algo ameaça a quebra deste ciclo ou seu enfraquecimento, isto se reflete nas bolsas de valores. 

Sabemos que estamos nos aproximando de uma população global na ordem de 7 bilhões. A terra já não comporta mais a demanda por recursos naturais que esta população, cada vez mais consumista, necessita. É necessário reduzir o crescimento populacional para adiarmos o caos global. Justamente esta necessidade vem na contramão do capitalismo, que está baseado na perspectiva de consumo cada vez mais crescente.

Em outras palavras, uma crise econômica como está, é bem vinda para a sustentabilidade, apesar de todas as mazelas de aspecto social; pois dá um freio na mola propulsora capitalista e anuncia que reformas radicais e profundas deverão ocorrer no modelo econômico adotado. Podemos prever que no futuro os governos, ou um governo central global, irá adotar padrões socialistas de desenvolvimento. Podemos prever que será muito difícil para as próximas gerações resolver este problema, ou seja, conciliar economia e sustentabilidade. Sabemos que isto tudo são sinais de que já está na hora de o novo rei Jesus vir estabelecer seu governo eterno. E se temos fé convém dizer: Ora vem Senhor Jesus!

Aguinaldo Carvalho da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário